segunda-feira, 29 de junho de 2009

Aquário

Engraçado! Há anos (uns 30 anos) retirei de uma estante de uma biblioteca um livro que descansava há 70 anos, em sua solidão, sem nenhuma visita. Uma solidão tão essencial quanto a minha. Eu não estava em nenhuma estante. Porém, jamais fui visitado e nada sei dizer sobre o mundo. Nada digo, por absoluta falta de palavras. Não as encontro nunca. Elas me parecem inadequadas. Assim, escrevo, por não saber dizer nada sobre as coisas.
Bem, o tal livro foi escrito por uma pessoa que ficou maravilhada com um diário. Um diário escrito por um náufrago de uma ilha perdida na imensidão do Pacífico. Se não fosse pela incapacidade de encontrar as palavras certas, eu também poderia escrever um diário, pois náufrago jamais deixei de ser. O náufrago, a princípio, vagou pela praia sem rumo ou propósito, com olhos apenas para a fímbria do horizonte, esperando por um barco salvador. De tanto andar de lado para o outro, acabou por perceber beleza nos grãos de areia e depois nas ondas do mar. Mais tarde, descobriu as belezas daquilo que, à primeira mão, não se vê: o que há abaixo da superfície da água. Não é possível reproduzir agora a beleza e suavidade da linguagem com a qual o autor descreve o fundo do mar, nem traduzir em palavras a enorme emoção que ele passa ao falar as pequenas e grandes criaturas que habitam as profundezas. Até hoje fico imaginado esse náufrago, que no silêncio de seus mergulhos, compôs uma grande e bela sinfonia de pequenas palavras e emoções e criou um livro. Nome do livro: O Aquário de Deus.
Quanto a mim, olho para o horizonte até hoje. Nenhum barco e nenhum aquário...

domingo, 28 de junho de 2009

Emoção

Nossas homenagens ao imortal Michael Jackson! Que ele brilhe também no Dia Eterno!
A truculência da direita volta a se manifestar nas Américas, desta vez em Honduras. O presidente legalmente eleito foi covardemente sequestrado, deposto e deportado para a Costa Rica. A Igreja Católica de Honduras apóia o golpe, aliada ao Congresso e ao Poder Judiciário. É lamentável que a Igreja esteja ao lado das elites do país, ao invés de estar ao lado do povo.
Tempos difíceis! Tempo de sombra!

sexta-feira, 19 de junho de 2009

Ainda o diploma

Calígula, o original imperador romano, nomeou o seu cavalo como senador. Os tempos eram outros e o imperador não precisava do concurso da Corte Suprema para fazer nomeações.
Nós, entretanto, precisamos. Só que agora, os barões da Comunicação (no Brasil, apenas algumas poucas famílias dominam jornais, tvs etc) poderão nomear seus animais de estimação para os cargos de chefe de redação, redatores, editores e quejandos. Sim, pois, depois da gloriosa decisão do Supremo (El Gilmar), qualquer animal pode ser jornalista, pois nenhuma restrição pode ser feita a quem queira usar o seu "direito" de livre expressão...isso seria inconstitucional. Se um analfabeto quiser ser jornalista, não há como impedi-lo. Exigir dele o diploma de primário seria inconstitucional, segundo a essência do princípio jurídico da decisão do Supremo.
Valha-me Deus!
É só por isso, meu dileto e querido compadre, que fico indignado com a decisão!
Jornalismo neste país é algo que falta. O jornalismo que conta, não sei onde está.

Sobre os princípios do Supremo

O que me deixa mais indignado é o Gilmar (e Supremo) achar que o país é constituído de burros, que não percebem seu raciocínio falacioso ou mal intencionado.
Defender que a exigência do diploma para o exercício do jornalismo fere o direito de livre expressão transcende qualquer concepção de absurdo. Senão vejamos: segundo o princípio do Gilmar, não se poderá doravante exigir nenhuma qualificação do indivíduo para o exercício do jornalismo. Se se exigir o diploma de curso de jornalismo é inconstitucional, exigir qualquer outro diploma também o seria. Assim, de agora em diante, até um cavalo pode ser jornalista, posto que não há mais como exigir qualquer qualificação do candidato ao cargo.
Os barões da comunicação já podem nomear seus cavalos ou outros bichos de estimação para os cargos de editores, chefes de redação etc, com as bênçãos do Gilmar e asseclas. Triste país! Tristes costumes!

quinta-feira, 18 de junho de 2009

Equívoco e Retrocesso

Ontem, dia 17 de junho, o Supremo Tribunal Federal decretou o fim da exigência de diploma de curso superior para o exercício da profissão de jornalista. Não sei em que país esses juízes estão ou moram, pois decidiram de forma abstrata a questão, invocando o direito de livre manifestação de opinião ou de pensamento. A exigência de diploma para o exercício do jornalismo, de acordo com os juízes do Supremo, fere o direito de livre expressão, pois relativisa esse direito. Meu Deus! A livre expressão do pensamento não é apanágio do jornalismo. Para que eu possa manifestar o meu pensamento eu não dependo do jornalista. Pensar assim é pensar de forma enviesada, atravessada.
Acho a decisão equivocada e representa um retrocesso. O exercício da profissão de jornalista não torna o jornalismo exclusivo canal da livre manifestação do pensamento. Isso é uma falácia que esconde algo, que se torna obscuro, pois não conhecido, não dito.
Que país triste é esse. Até a Corte Suprema ao invés de julgar legisla sem explicitar a que interesses atende! Pobre Brasil!

sábado, 13 de junho de 2009

No momento, encontro-me exilado de mim mesmo;
Estou "de fora", estando dentro.
Falo, mas não me escuto,
Ouço vozes... Serão do passado?

Vozes mandruvônicas!
Um compadre é, às vezes, mais que qualquer amigo
E, um amigo, é mais que qualquer compadre.

Mas existe a saudade de um tempo em que as vozes eram do dia a dia,
Da cerveja com azinhas no Quincas...
Da alegria do encontro dentro do dia e da vida.

terça-feira, 9 de junho de 2009

Alguém precisa, urgentemente, avisar ao PSDB que ele tem rabo sujo e que , por isso, precisa tomar cuidado ao falar dos outros.
PSDB não combina com seriedade. Estão dizendo que o PT está com medo da CPI da Petrobrás, como se essa caterva toda não soubesse o que uma CPI composta por pessoas com falha de caráter pode fazer!
É exatamente por causa desse tipo de atitude que seria muita irresponsabilidade do governo atual deixar nas mãos dessa gente uma investigação sobre uma empresa tão importante como a Petrobrás!
O que o FHC não conseguiu durante seu governo - que foi privatizar a Petrobrás - a CPI do sr Álvaro Dias pode acabar conseguindo, se deixarem as coisas nas mãos dele!
O PSDB está veiculando na televisão uma propaganda do partido na qual ele ataca frontalmente o PT e o presidente Lula. Até aí tudo bem. Entretanto, o conteúdo da propaganda revela falha de caráter de quem a elaborou, pois até as enchentes do Nordeste são atribuídas ao Lula, como se o presidente tivesse o poder de evitar a tragédia ou mesmo de mudar o curso dos acontecimentos dos tristes eventos das enchentes.
A propaganda faz uso desrespeitoso e chulo de declarações do presidente e acusa o PT e o Lula de tudo.
É muito engraçado: esse pessoal tem uma memória muito curta; eles se esqueceram das diabruras do senador Azeredo, envolvido tanto quanto tantos outros parlamentares no famigerado mensalão; se esqueceram das manobras espúrias de FHC quando da aprovação do segundo mandato; se esqueceram das vigarices todas das privatizações.... Ora pessoal, vocês poderiam ser mais úteis ao país, não? Vocês poderiam ser uma oposição séria e útil para a consolidação da democracia entre nós. Mas não é isso que ocorre. Vocês preferem a falha de caráter, preferem a ação mesquinha, apequenada pelo despeito...
Basta de engodo e enganação, seus sicários!!!

sexta-feira, 5 de junho de 2009

Gente! E essa do Nelson Jobim... Que vergonha!!! Minha vó já dizia, com sua sabedoria: quem fala demais dá bom dia a macaco!!! Zero para o ministro. A FAB ia tão bem!!!!!!
Está claro que a Air France sabe mais que está informando. Tanto que as orientações que a fabricante do avião acidentado está passando aos pilotos é de que um certo componente será trocado nos aparelhos. Ninguém é burro ou otário de pensar que isso nada tem a ver com o acidente.
Chega! Basta! Por que não falam logo que houve uma falha técnica no avião? Isso parece o mais provável!
Política.
Para horror dos tucanos, um deputado do PMDB apresentou uma PEC que possibilita a reeleição de Lula na proxima eleição. Os raivosos de plantão estão uivando contra a medida: isso é golpe! Isso é contrário à Conscituição etc. Muito engraçado! Quando os tucanos investiram na reeleição de FHC eles não achavam imoral um mandato a mais para o governante.
Por que a gritaria agora?
Deixem de cinismos cambada! Pelo menos apresentem argumentos mais consistentes!!!