Quanto vale um líbio andando numa rua de Londres? Ou numa rua de Nova Iorque? Ou em Paris ou Roma? No entanto, vejam que maravilha! De repente, os civis líbios passaram a valer uma fortuna no mercado internacional. Para proteger essas valiosas criaturas, juntaram-se França, USA, Reino Unido, Itália e, pasmem, o Canadá. Todos esses países estão explodindo milhões de dólares em solo e ar líbios e tudo - dizem eles com a boca cheia - para proteger os civis líbios do ditador Kadhafi. Engraçado que os civis do Iêmen parecem não valer sequer uma bomba da coalizão que quer derrubar Kadhafi. É isso mesmo. Agora a mercadoria "civis" são cotados a bombas. Quantas bombas foram jogadas contra Tripolí? Isso dá a dimensão do valor dos civis líbios. Se a coalizão não gastou nenhuma bomba ainda no Iêmen é porque lá os civis não valem tanto!
A verdade é que a hipocrisia já ultrapassou qualquer concepção de grotesco. Seria mais fácil e simples se essa guerra fosse feita como guerra de conquista. A Líbia tem petróleo farto. Ora, até quando esse fascistóide do Kadhafi vai ficar ali atrapalhando as negociações dos grandes desse mundo em torno do petróleo? Será que o Kadhafi não vê que o Irã será um osso muito mais duro de roer e que o Ocidente terá de esperar por uma oportunidade no futuro, quando os aiatolás baixarem a guarda?
Bem, o negócio é aproveitar o vento e varrer Kadhafi da Líbia e em seguida tomar banho de petróleo nos poços líbios. Os líbios? Ora os líbios! Eles que esperem por Alháh.
Eu já vi embrólios bem elaborados. Mas esse da Líbia, façam-me o favor! A França não vê a hora de tomar posse dos seus poços que perderam na guerra da Argélia. Afinal, a Líbia fica só um pouco mais para lá. Mas o petróleo é o mesmo!
Nenhum comentário:
Postar um comentário